Será se antecipar FGTS vale a pena? Como funciona

Será se antecipar FGTS vale a pena? Como funciona

Certamente você já ouviu falar ou recebeu propostas para antecipar o FGTS, mas, será se realmente vale a pena? Separamos algumas informações para que você possa ter melhor entendimento sobre o tema.

Antes de tudo, vale lembrar que existe o saque-aniversário do FGTS, modalidade onde é permitido o trabalhador sacar uma parte do valor para qualquer finalidade. Após isso, as instituições financeiras criaram uma modalidade de crédito que utiliza esse valor como garantia.

Anúncios

Nesse caso, temos a antecipação de uma parte do valor do FGTS como saque-aniversário onde o trabalhador pode sacar um valor anualmente e usar como quiser. Também temos o saque-rescisão, que é o modelo tradicional e pode ser sacado em casos de demissão sem justa causa.

Para ter acesso ao saque-aniversário, o trabalhador deve solicitar o saque para a Caixa dentro de três meses contando a partir do primeiro dia do mês do seu aniversário. Se você nasceu em Junho por exemplo, tem do dia 01/06 até o dia 31/08 para fazer a solicitação.

Mas será se vale realmente a pena?

Receber o valor de saque-aniversário do FGTS e de certa forma antecipar uma parte do total é sim uma boa opção. Afinal você conseguirá rentabilizar melhor do que no próprio fundo ou fazer uso para quitar alguma dívida ou investimento.

Mas se atente aos empréstimos que são utilizados na forma de antecipar o FGTS, normalmente são empréstimos com o FGTS utilizado como garantia. Funciona semelhante às linhas já conhecidas de antecipação de 13° terceiro e de restituição de imposto de renda.

Avalie de acordo com o seu planejamento mensal se será um bom negócio para as suas finanças. Lembre-se que ao fazer um empréstimo está contraindo uma dívida, que quando feita sem planejamento, pode trazer devidas complicações.

Benefícios

Como sempre falamos aqui no blog, tomar qualquer empréstimo ou contrair qualquer outra dívida tem que ser feito de forma consciente. Quem tem um planejamento financeiro bem definido certamente irá ter a resposta na ponta da língua se é um bom negócio ou não.

Ao colocar o FGTS ou qualquer outro valor que tenha a receber como garantia do seu empréstimo, obterá taxas de juros bem menores. No caso do FGTS por exemplo essa taxa começa em 1,59%.

Para quem está com nome negativado essa opção pode ser uma alternativa bastante útil, afinal não exige consulta nos órgãos protetores de crédito. Se estiver com dívidas que correm juros muito altos, fazer esse empréstimo para quitá-la pode ser um bom negócio. Afinal, ao fim do empréstimo o dinheiro sai da conta do FGTS diretamente para o banco.

Pontos de atenção

Caso você seja desligado da empresa em que está trabalhando, não poderá sacar o seu valor de FGTS integralmente até que tenha concluído todas parcelas. Ou seja, enquanto seu empréstimo de antecipação de aniversário estiver ativo, você não poderá utilizar o restante do valor que tem no fundo.

Caso fique desempregado por um período maior do que está imaginando, o dinheiro em que você poderá sacar pode não ser suficiente para custos mensais. Por isso mais uma vez, sempre falamos do planejamento financeiro, é em momentos como esse que sentimos falta do mesmo.

Mesmo se fizer a alteração do modelo de saque-aniversário para saque-rescisão, só poderá acumular novamente o dinheiro no fundo quanto quitar a dívida. Então, escolha com sabedoria antes de optar por fazer um empréstimo com FGTS em garantia.

Publicado em: 7 de agosto de 2023

Matheus Castro

Matheus Castro

Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.