Empréstimo consignado provavelmente é a modalidade de empréstimo mais comum e mais conhecida pela população brasileira. Isso se dá pela facilidade em obtê-lo e aceitação pela maior parte das pessoas.
No geral, quando mencionado empréstimo consignado automaticamente as pessoas associam a aposentadoria ou pensionistas. Apesar de englobar também esses grupos, também atende a outros grupos pessoas de pessoas de forma semelhante.
Anúncios
O empréstimo consignado pode ser uma solução bem simples para quem deseja obter algum tipo de valor emprestado. Ao invés de ter que fazer os pagamentos mensalmente como a grande maioria, na modalidade do empréstimo consignado é descontado diretamente na folha de pagamento.
Para o trabalhador comum assalariado, o valor é descontado diretamente no contra cheque ou holerite. Já para o aposentado é descontado diretamente de seu benefício do INSS. Mas claro, vários pontos devem ser considerados antes de tomar a decisão e fazê-lo.
Entenda o consignado privado
O empréstimo consignado privado funciona para funcionários de empresas privadas. Nessa forma de empréstimo, normalmente as empresas fazem parcerias com as instituições financeiras para fornecer esse benefício ao seu colaborador.
Muitos funcionários consideram isso uma boa alternativa para realizar sonhos e determinados projetos. Em sua grande maioria, é considerado um excelente benefício pela grande maioria das pessoas, além de possuir taxas de juros diferenciadas também.
Para adquirir o empréstimo de consignado privado, antes você terá que avaliar se a empresa a qual trabalha possui essa parceria com algum banco. Após verificar, solicite simulações de valores ao seu gerente de conta do banco e faça comparações para chegar na melhor opção.
Consignado público
Semelhante ao consignado privado, o consignado público normalmente está disponível para quem é aposentado e pensionista do INSS. Também está disponível para servidores públicos e funcionará da mesma forma, sendo descontado no benefício ou holerite no dia de pagamento.
Mas o consignado público tem uma diferença boa quando comparado ao consignado privado, geralmente beneficiários do INSS ou servidores públicos possuem mais estabilidade. Dito isso, é possível fazer grandes projeções para pagamento sem um eventual risco de demissão como ocorreria na iniciativa privada.
Sem contar que, em ambos os tipos de consignados, a taxa de juros é muito menor que em outras modalidades como crédito pessoal e cheque especial. Então é um ponto positivo a ser considerado tanto pela iniciativa pública quanto privada na hora de fazer um empréstimo consignado.
Mas vale a pena fazer empréstimo consignado?
A resposta infelizmente será aquela que não gostamos muito, então, depende! Depende da ocasião para qual irá fazer esse empréstimo. Tudo deve ser considerado dentro do seu planejamento financeiro familiar como sempre falamos por aqui.
Tenha em mente que diferente dos demais empréstimos, você não terá que pagar um valor mensalmente, mas esse valor será descontado no valor que recebe. Evite surpresas, pegue esse valor e já desconsidere dos recebimentos futuros para não ter complicações.
Sempre compare opções as modalidades de empréstimos bem como os empréstimos oferecidos pelas instituições. As diferenças podem ser significativas e isso pode fazer com que você pague menos juros no fim das contas. Então, sempre avalie seu orçamento familiar e compare condições.
Vantagens e desvantagens
Dentre as vantagens de fazer um empréstimo consignado podemos considerar a facilidade para obtê-lo e também o seu acesso, sendo bem simples para se fazer. Além disso, podemos considerar também suas baixas taxas de juros quando comparados com outras modalidades.
Outro ponto positivo que devemos considerar é o prazo para pagamento desse empréstimo, que pode ser bem flexível quando comparado com os demais. Isso pode te fazer despender menos dinheiro mensalmente e se adequar melhor ao seu planejamento.
Como desvantagens podemos citar a redução do valor de salário recebido mensalmente, seja pela empresa que trabalhamos ou então o INSS durante esse período. E, além disso, o fato de estar com uma dívida de longo prazo em andamento pode ser ruim também.
Publicado em: 24 de agosto de 2023

Matheus Castro
Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.