Se você está buscando por empréstimo, certamente ouviu encontrou algum conteúdo de empréstimo com garantia, mas afinal, como fazer e o que é exatamente? Vamos te explicar com todos os detalhes nesse artigo.
Obter um empréstimo pode te ajudar a conquistar seus sonhos, investir em novos negócios ou então salvar em alguma eventual emergência. Porém é preciso avaliar quais são as condições e comparar qual a melhor que cabe dentro do seu planejamento financeiro familiar.
Anúncios
Uma das modalidades com as menores taxas é o empréstimo com garantia, normalmente oferece uma taxa de juros menor para quem o está tomando. Isso ocorre justamente pelas garantias oferecidas pelo tomador que falaremos na sequência.
Sempre falamos aqui em nosso blog para avaliar bem as finanças pessoais antes de fazer qualquer dívida. O mesmo é válido para empréstimos e principalmente quando se tem garantias nos termos do contrato.
Como funciona exatamente
Ao falar em empréstimo com garantia significa que, a posse de algum bem do tomador do valor será transferida ao credor durante o tempo do empréstimo. Ao final do pagamento de todo o valor a posse do bem volta a ser do tomador como era antes.
Enquanto o valor de empréstimo estiver ativo, o credor terá todos os direitos sobre o bem colocado em garantia, exceto o de uso. Enquanto o cliente terá apenas o direito de uso sobre aquele bem, considerando então o bem como propriedade da empresa com qual fez o empréstimo.
Caso o cliente não pague os valores, ele pode perder a propriedade do bem definitivamente. Esse processo tem nome de retomada do bem e só é executado quanto pelo menos três parcelas do empréstimo se encontram em atraso.
Mas vale a pena esse tipo de empréstimo?
Se você tem certeza de que irá pagar todas as parcelas desse empréstimo em dia, pode ser um excelente negócio. Observe também se em nenhum momento irá correr o risco de perder o seu bem devido a falta de pagamento.
Dito isso você provavelmente conseguirá taxas menores diante de todo o mercado de empréstimos. Isso acontece porque o bem é avaliado e passa por uma vistoria. Então quanto mais novo e conservado for o seu bem, você terá maior valor de empréstimo e menores taxas de juros. O mesmo é válido para situações contrárias.
Considerando as taxas de juros oferecidas por instituições que fazem esse tipo de empréstimo e também as condições de seu bem, pode ser magnífico. Tudo irá depender do intuito do qual está pegando esse valor de empréstimo e as suas condições de pagamento para tal.
Principais vantagens
Como falamos anteriormente, você pode obter taxas muito abaixo do mercado pelo simples fato de estar colocando um bem em garantia. Você pode optar por incluir veículo, imóvel, FGTS, investimentos e até mesmo seu aparelho celular.
Até mesmo pessoas com nome negativado, que possuem grandes dificuldades para acessar o mercado de crédito podem fazer empréstimos com bens em garantia. Se torna possível e mais acessível devido ao fato de, se o tomador do empréstimo não pagar o valor, a instituição fica com o bem de mesmo valor.
Além do prazo de pagamento que pode ser maior do que os empréstimos tradicionais, outro ponto de vantagem que deve ser considerado é o uso do bem. Enquanto está com o empréstimo ativo e pagamentos em dia, poderá continuar utilizando normalmente, sem problema nenhum.
Principais desvantagens
Dependendo da condição e valor que você está alocando como garantia, o prazo de pagamento pode mudar. Como por exemplo a diferença entre um imóvel colocando em garantia quando comparado com um veículo.
Os prazos para pagamento do empréstimo tomado com imóvel em garantia podem ser extremamente maiores comparados com o de veículos. Essa diferença é representada justamente pela discrepância de valores e condições entre eles.
Um ponto que também deve ser considerado desvantagem, é a possibilidade de obter prejuízos com essa transação. Normalmente o valor emprestado é menor do que o valor total do bem. Então em casos que o tomador do valor não conseguir pagar a dívida, pode ter um prejuízo maior do que o simples fato de não pagar o valor tomado.
Publicado em: 28 de agosto de 2023

Matheus Castro
Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.