Quais livros ler sobre finanças pessoais

Quais livros ler sobre finanças pessoais

Lidar com o dinheiro nos dias atuais, ainda assim é um tabu para a grande maioria da população brasileira. De acordo com o índice de endividamento, vemos o quão longe as pessoas estão do controle das finanças pessoais. Conhecimento esse que se obtém facilmente através de livros sobre finanças.

Um relacionamento saudável com o dinheiro pode trazer segurança e liberdade para tomar muitas decisões para uma família. No entanto, poucas pessoas possuem ciência disso e por isso não o fazem, ou então, preferem não acreditar e acham ser falácia de quem faz.

Anúncios

Certamente você conhece alguém que ganha pouco, possui bens como casa e carro, sempre viaja e ainda sobra dinheiro e se pergunta “como”? Pois bem, essa é a vida de quem faz um planejamento financeiro e o segue.

Mas onde encontrar informações sobre finanças pessoais de qualidade? Você pode encontrar em livros, canais do Youtube, programas de podcast, blogs como esse e muito mais. A ideia nesse artigo é falarmos sobre livros que podem te ajudar com as finanças pessoais, então separamos alguns para isso.

Mas por que ler sobre finanças pessoais?

A leitura como um todo, já irá trazer diversos benefícios para a sua vida, como aumento de vocabulário, melhora de comunicação, expandir horizontes, etc. Ler algo sobre um tema do qual deseja aprender a torna ainda mais interativa e acelera o seu processo de aprendizagem.

Além dos benefícios que a leitura trará para o seu dia a dia, você poderá ver o ponto de vista de vários autores sobre o tema. Com isso você pode comparar a vida de cada um deles e a que mais se identificar, seguir seu caminho.

Vale ressaltar que esses livros não serão técnicos e cheio de contas para complicar a leitura, mas sim, sobre princípios financeiros, atitudes e mentalidade. Com uma simples mudança de mentalidade perante o dinheiro já é possível ter resultados significativos nas finanças pessoais.

Livro 1: Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

Muito bem falado por educadores financeiros com canais no youtube, inclusive, possui diversas resenhas e resumos para quem preferir não fazer a leitura. O autor revela hábitos de quem possui sucesso financeiro e os entrega no livro.

Conforme mencionado no próprio nome do livro, o autor busca mudar a mentalidade de quem o lê perante o dinheiro. Trazendo soluções simples para melhorar o relacionamento que você tem com o dinheiro e fazer dele seu amigo, ao invés de inimigo.

O autor revela atitudes e pessoas de quem modelou para chegar ao sucesso de suas finanças pessoais. Com isso, você pode modelar os passos de quem chegou aonde você quer chegar e tornar também a sua relação em uma relação saudável.

Livro 2: Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki)

Considerado por muitos a bíblia das finanças pessoais, se torna uma leitura indispensável para quem deseja aprender mais sobre o dinheiro e melhorar a relação com ele. O autor menciona ter dois pais, um pai pobre e um pai rico, o qual ensinou tudo o que sabe sobre finanças.

 Com o passar dos capítulos, o autor apresenta que as pessoas nunca foram ensinadas a lidar com dinheiro. Justamente por esse motivo acabam entrando em furadas financeiras e possuem um péssimo relacionamento com o dinheiro.

O autor revela lições aprendidas com o seu pai rico, que apesar de não ter um bom nível de instrução, soube lidar muito bem com o dinheiro. Explica a diferença entre os seus dois pais e que a principal delas está na mentalidade de cada um sobre o dinheiro. E isso explica o relacionamento de cada um com o mesmo.

Livro 3: Como organizar sua vida financeira (Gustavo Cerbasi)

De autor brasileiro e linguagem simples, a leitura fica muito mais fácil de ser compreendida, pois, diferente dos dois primeiros, é de acordo com a realidade do brasileiro. Além do mais, o autor é um dos maiores educadores financeiros do país.

O autor trabalha bastante o autoconhecimento das pessoas para que entendam seus comportamentos e assim organizem as suas finanças pessoais. Dito isso, o autor apresenta soluções simples e fáceis para se ter um controle financeiro.

Sem termos técnicos, como falamos, de linguagem simples, o autor fala da importância de se ter planos para o dinheiro durante a velhice. Época essa em que ficaremos mais frágeis e precisaremos de mais dinheiro. O autor também busca sempre o equilíbrio entre organizar as finanças e ter hábitos saudáveis de lazer, pois sem ele, outras áreas são comprometidas.

Como aprender com os livros

Diante de cada livro que estiver lendo, reflita sobre o que impacta sua realidade hoje e o quanto poderia transformá-la aplicando os ensinamentos. Lembre que se você já tentou várias formas até hoje e nunca teve resultado relevante, é hora de testar algo novo.

Além do mais, testar algo novo poderá te trazer uma grande mudança nas finanças pessoais. Anote o que for precise e crie lembretes pela casa, celular. Releia partes que julgou como importante quantas vezes quiser.

Converse com outras pessoas sobre o que está lendo, com toda certeza por ser sobre finanças pessoais dirão que é muito difícil e tudo mais. Mas para isso funcionar, converse com pessoas que possuem controle financeiro e o fazem há bastante tempo, então verá que só há frutos positivos para se colher. Ler livros pode ser a melhor coisa que inicie de diferente dos últimos anos.

Publicado em: 21 de setembro de 2023

Matheus Castro

Matheus Castro

Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.