Saber o seu perfil de investidor é fundamental na hora de fazer qualquer investimento, isso lhe trará oportunidades adequadas de acordo com seu perfil. Dentre os perfis de investidores, há 3 classificações, sendo conservador, moderado e arrojado.
O perfil de investidor também está atrelado ao seu sucesso no mundo dos investimentos e pode ser descoberto facilmente respondendo algumas questões. Geralmente essas questões são referentes há quanto tempo pretende investir o dinheiro e como você se sentiria caso perdesse algum desses investimentos.
Anúncios
A principal característica para se definir o perfil de investidor, é como você lida com os riscos diante de seus investimentos. Também podemos considerar a forma com que você lida com acontecimentos em sua vida, o perfil de investidor está diretamente relacionado a sua personalidade.
Cada uma das classificações é definida de acordo com as suas respostas referente a como agiria em situações de perda. Quanto mais disposto a lidar com o risco, mais arrojado será o seu perfil. O que no contrária traz uma classificação conservadora.
Perfil conservador
Aqui se encontra a grande maioria da população brasileira, geralmente pessoas com grandes aversões a perdas, sempre ficarão no perfil conservador. Esse perfil de investidor geralmente leva em consideração principalmente a segurança de seu dinheiro investido.
Nessa classificação geralmente são oferecidos produtos de renda fixa, que em sua grande maioria possuem baixíssimo risco. Alguns investimentos de renda fixa por exemplo são tesouro direto, LC, LCI ou LCA, CDBs e fundos de renda fixa.
O perfil conservador geralmente busca preservar seu patrimônio e não correr riscos para aumenta-lo. Em troca disso acaba obtendo uma rentabilidade menor diante de outros investimentos. Normalmente as pessoas optam por esse tipo de investimento por não terem oscilações no patrimônio e previsibilidade da rentabilidade.
Perfil moderado
Assim como existem pessoas que tem grandes aversões ao risco, existem aquelas que gostam de aventurar um pouquinho, mas sem exageros. Esse perfil geralmente é considerado moderado por estar entre o conservador e o arrojado.
Normalmente quem se encontra nesse perfil já gosta um pouco de correr riscos, sentir um frio na barriga. É um perfil de pessoas que gostam de segurança mas dependendo do investimento e de seu risco, o fazem.
No perfil moderado as pessoas já possuem mais conhecimento sobre o mercado financeiro e com isso podem investir em ativos de maior risco com facilidade. As pessoas neste perfil geralmente buscam pelo equilíbrio da segurança da renda fixa e ganhos maiores correndo pequenos riscos na renda variável.
Perfil arrojado
Aqui encontramos uma pequena parcela dos investidores. A grande maioria das pessoas que se encontram neste grupo geralmente estão dispostas a correr muito mais risco em busca de maiores rentabilidades. Compreendem que podem ter pequenas perdas no curto prazo para obter maiores ganhos no longo prazo.
Ainda que considerado arrojado, o investidor neste perfil também possui investimentos de pessoas conservadoras, como uma reserva de emergência em renda fixa por exemplo. Embora esteja disposto a correr riscos por maior rentabilidade, como falamos em outro artigo por aqui, a reserva de emergência é para todos. O investidor também tem que estar amparado para lidar com percas relevantes caso tome alguma decisão errada.
Todos os perfis buscam o aumento de patrimônio com o passar do tempo, a diferença é que um tende a acelerar mais que o outro. A relação risco versus retorno sempre que colocada na balança, o maior retorno está em investimentos de maior risco. E é aqui que se encontra o investidor arrojado.
Considerações
Independente do perfil de investidor, tenha em mente que algumas ações são importantes para as 3 categorias. Manter o foco no longo prazo para aumentar seu patrimônio e ter conhecimento emocional para tomar decisões erradas quanto aos riscos.
Entender os riscos diante dos seus investimentos também é excelente para todo e qualquer investidor, assim faz a decisão com consciência do que pode acontecer.
Lembre-se sempre também do planejamento financeiro, deixamos para falar por último, mas não desconsidere a importância do mesmo. Com um planejamento financeiro bem feito você até pode migrar de um perfil para o outro com o passar do tempo visando melhores rentabilidades. Sempre frisamos a importância de se ter um planejamento financeiro por aqui.
Publicado em: 2 de outubro de 2023

Matheus Castro
Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.