Anúncios
Ter um cartão de crédito pode fazer dele o seu maior aliado no mundo das compras e principalmente no mundo das milhas. Porém isso pode te custar um valor, super conhecido pelo nome de anuidade. Geralmente quanto mais benefícios o cartão de crédito te proporciona, mais alta será a anuidade dele.
De acordo com o Banco Central do Brasil, não é proibido que os bancos cobrem essas tarifas sobre o cartão de crédito. Mas fique tranquilo, há diversas formas de se conseguir uma redução desse valor ou até mesmo sua total isenção, abaixo falaremos sobre isso.
De antemão, vamos falar sobre o relacionamento com o banco emissor do seu cartão de crédito. Isso conta muito quanto estamos falando de cartões que possuem benefícios exclusivos e que normalmente possuem uma anuidade maior.
O bom relacionamento com o seu banco será fundamental nessa etapa para conseguir reduzir a anuidade do cartão de crédito com mais facilidade. Do contrário, alguns cartões possuem valores mínimos de consumo para conseguir redução/isenção da anuidade. Vale lembrar que ao reduzir ou conseguir a isenção da anuidade os programas de pontos e benefícios do cartão continuam normalmente.
Promoções exclusivas
A primeira dica que separamos e uma das que mais geram essa facilidade, são períodos promocionais onde os bancos oferecem condições especiais. Condições essas como por exemplo solicitar o cartão até determinada data para garantir a anuidade parcial ou total.
Contratações de serviços parceiros do banco podem te proporcionar isenção na anuidade também, ou até mesmo upgrade de cartão dependendo do banco emissor. Isso deve ser avaliado com cuidado, pois, dependendo do serviço pode não ser um bom negócio.
Lançamento de cartões também é um bom período para obter cartões com isenções de anuidade ou redução do valor total. Chamado de campanhas de incentivo, funcionam de forma parecida com a ideia de comprar veículos sem entrada ou até mesmo frete extra de determinado produto. Isso incentiva a distribuição do cartão.
Negociação com o banco emissor ou bandeira do cartão
Você pode optar por negociar com o banco emissor do seu cartão de crédito ou então com a bandeira. Isso vai depender do seu histórico de uso do cartão e até mesmo outras condições. Como falamos acima, aqui entrará bastante a questão do relacionamento que você possui com a instituição.
Ao se ter uma faixa de gastos relevantes no cartão de crédito, pode se tornar mais fácil conseguir a isenção. Afinal, não cogitariam perder um bom cliente com alto consumo por uma simples taxa, não é mesmo?
Use e abuse do relacionamento que possui com o banco, principalmente se esse relacionamento for de longa data. Explique da fidelidade que possui com o mesmo e diga que a taxa está pesando no bolso no momento. Você pode até mencionar que viu propagandas de marketing de concorrentes fazendo a isenção de anuidade, caso seja verdade, é claro.
Pagamentos
Aqui reforçamos que, quanto melhor for sua reputação com o banco emissor do cartão e quanto melhor for seu relacionamento, mais fácil irá conseguir. Portanto se você faz o pagamento todos os meses do seu cartão do valor total, pode ser um grande diferencial nesse momento.
Ao efetuar o pagamento parcial do valor da fatura, pode-se indicar que você possui dificuldades financeiras em algum momento. Isso atrapalharia toda e qualquer negociação com o banco, a menos que você afirme que a taxa está pesando e que não há condições de manter o cartão.
Lembrando que isso não é uma garantia de que sua anuidade será reduzida ou isenta, são apenas dicas que funcionam em muitos casos. Principalmente para quem possui bom relacionamento com essas instituições, pode ser mais da metade do caminho andado com facilidade.
O banco emissor ou bandeira do cartão não possuem a obrigatoriedade de lhe dar essa isenção. Se trata apenas de um acordo para que ambas as partes continuem felizes em suas trocas de serviços/consumos.
Publicado em: 26 de outubro de 2023

Matheus Castro
Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.