Alternativas de investimentos para fazer a reserva de emergência

Alternativas de investimentos para fazer a reserva de emergência

Antes de trazermos opções par fazer o seu dinheiro considerado como reserva de emergência render melhor, vamos primeiro chegar ao conceito de reserva de emergência. Pode parecer clichê, no entanto, mais da metade da população brasileira não possui ou não vê perspectivas de ter uma reserva de emergência.

A reserva de emergência ou também conhecida como reserva financeira, serve para aqueles momentos que sofremos alguma adversidade da vida. Algum imprevisto como acidente, demissão, manutenções que não estavam planejadas, ou até mesmo um valor adicional para pagar conta em um mês que estourou gastos.

Anúncios

O conceito de reserva de emergência é mais comum para quem já está familiarizado com a educação financeira ou, melhor dizendo, um simples planejamento financeiro. Se você não para uma vez por mês ou semana para ver como está indo suas finanças, pode estar fadado à uma vida de dívidas.

A ausência de uma reserva de emergência pode comprometer a segurança de uma família, afinal, o futuro é sempre uma incógnita. Diante de tantas coisas acontecendo o tempo todo, estar amparado com um colchão financeiro nunca é demais.

Mas por que é tão importante assim?

Imagine que você trabalha em uma empresa com cargo estável e tudo muito certo, sem novidades nenhuma. Você paga todos os seus boletos de consumo no mês e não sobra nada.  O que iria fazer caso de uma hora para a outra essa empresa o desligasse?

Tudo bem que ainda tem as verbas rescisórias, mas é melhor não contar com ela, afinal, você nem sabe o valor que irá receber. Este valor irá suprir suas despesas por quantos meses? Até quando você ficará sem receber uma remuneração novamente? É justamente para momentos como esse.

Ainda podemos considerar o caso de um autônomo, que trabalhe para si próprio e não dependa de terceiros. Caso essa pessoa se acidente de alguma forma ou fique doente por determinado espaço de tempo, quem colocaria receita na casa para suprir as contas? Dito tudo isso, a reserva de emergência é essencial para esses momentos.

E quem pode ou deve fazer a reserva de emergência?

Como mencionamos anteriormente, reserva de emergência é justamente para cobrir todo e qualquer imprevisto financeiro que tenha durante a vida. Seja ele por causas de acidente, demissões, focar em novos projetos ou até mesmo mal planejamento no mês.

A reserva de emergência é para todas as pessoas, todos devem considerar fazê-la. Ainda mais quem trabalha em profissões que possuem algum tipo de risco envolvido. Ainda que seja riscos físicos ou mesmo riscos de ter prejuízo sobre o que está fazendo.

Esse valor que você poupa todos os meses considerando que aconteça alguma adversidade, deve ser rentabilizado da melhor forma para evitar a inflação. Como explicamos em outros artigos por aqui, a inflação diminui o poder de compra do seu dinheiro e não deve acontecer com a sua reserva.

E então, quais são as melhores opções para a reserva?

Considerando que a reserva de emergência deve ser para cobrir alguma necessidade financeira durante algum momento da vida. Você deve ter em mente que esse dinheiro precisa ser remunerado acima da inflação e acessado com facilidade.

Investimentos para reserva de emergência normalmente possuem três características, sendo elas: Segurança; Liquidez e Baixo Risco. Normalmente você encontra essas opções de investimentos em títulos de renda fixa, sejam eles de bancos ou do Governo como Tesouro Direto por exemplo.

Há outras opções também que são os fundos de baixo risco, com saques em D+0 ou D+1. Tudo irá depender do seu perfil de investidor e do intuito que deseja fazer a sua reserva de emergência. Lembrando que títulos do Tesouro Direto você está emprestando dinheiro ao Governo e CDBs você está emprestando dinheiro aos bancos.

O dinheiro deve ser sempre investido em ativos com o máximo de liquidez possível. Dado que é para alguma adversidade da vida, não conseguimos prever em que momento vamos precisar e de qual valor vamos precisar. Portanto, tenha sempre esse valor em ativos que tenham a maior disponibilidade de resgate possível.

Mas posso fazer reserva de emergência na poupança?

Ao fazer isso, você corre o risco do seu dinheiro render abaixo da inflação e acabar perdendo poder de compra durante o tempo. Existe uma quantidade gigantesca de produtos financeiros melhores que a poupança.

O ato de poupar um valor por mês por si só já é um grande adianto, tenha certeza de que a maioria dos brasileiros não faz isso. Isso te coloca um grande passo a frente quando comparado com a maioria.

Escolher uma boa forma de rentabilizar o seu dinheiro pode te dar acesso também ao mundo dos investimentos. Enquanto a sua reserva cresce e não perde poder de compra durante o tempo, ao estar familiarizado com o tema, fica muito mais fácil para fazer novos investimentos.

Publicado em: 16 de outubro de 2023

Matheus Castro

Matheus Castro

Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.