Anúncios
Os cartões oferecidos pelas lojas são bastante famosos no mercado brasileiro, mas será se realmente valem a pena? Vamos falar sobre todos cartão de crédito de loja abaixo.
Cartões de loja são aqueles oferecidos por atendentes durante o período de compra ou então quando chega na hora de sua finalização. Existem vários cartões para várias lojas em todo país. Dentre eles os mais famosos são os cartões de crédito das lojas C&A, Renner e Marisa devido a sua grande oferta.
Os cartões específicos dessas lojas oferecem condições especiais para os consumidores realizarem suas compras na loja em si. Além de grandes lojas de departamentos, alguns supermercados também atuam da mesma forma.
Carrefour, Extra, Walmart, Atacadão e muitos outros também oferecem cartões de crédito com condições de compra especiais para a compra no estabelecimento. Essas condições em grande maioria dos casos vale muito a pena, desde que seja feito um estudo antes de acordo com seu consumo e fidelidade com o estabelecimento.
Quais os tipos de cartão de loja
Para esse tipo de cartão, existem duas categorias diferentes. Uma delas é chamada de private label, onde serve exclusivamente para compras na loja do cartão. Nesse caso você não consegue realizar compras com esse cartão em nenhum outro estabelecimento.
A segunda opção disponível de cartão de loja é a híbrida. Com o cartão híbrido você recebe condições especiais para comprar produtos na loja emissora do cartão e em outros estabelecimentos. Funcionando basicamente igual a um cartão de crédito de banco normal com condições especiais em uma loja em específico.
No caso do cartão private label, ele não possui bandeira e justamente por isso motivo pode ser utilizado apenas na loja credenciada. Na grande maioria dos casos, esses cartões são para oferecer facilidades no parcelamento de alguma compra para o consumidor.
Private label
Como falamos anteriormente, o cartão private label tem a marca da loja e não possui nenhuma bandeira, sendo para uso exclusivo da loja credenciada. Facilitando as compras parceladas de seus clientes que, em muitos casos, não possuem nenhum tipo de cartão de crédito.
Esse cartão tem fácil aceitação pelos seus consumidores, pois, geralmente além das condições especiais não possuem anuidades que os cartões de crédito comuns possuem.
Assim como todo cartão, ele também possui um limite de valor para ser gasto. Isso dependerá da sua análise de crédito, do seu relacionamento com o estabelecimento em si e também do seu perfil de comprador.
Cartão híbrido
Os cartões híbridos possuem as marcas das lojas, mas funcionam exatamente com um cartão de crédito comum. Você por exemplo ter um cartão de crédito do Walmart com a bandeira da Mastercard.
Nesse caso você terá os benefícios de comprar nas lojas Walmart com suas condições especiais e em qualquer outro estabelecimento que aceite a bandeira Mastercard. Também com fácil aceitação pelos consumidores, a sua diferença para o private label é que pode haver cobrança de anuidade.
O ponto de atenção para esses cartões é que você pode fazer um para cada loja devido a estarem sempre ofertando. No entanto, ter muitos cartões e não faze o pagamento correto dos mesmos pode fazer com que aumente a sua dívida. Portanto, muita atenção ao fazer esses cartões e mais ainda quando utilizá-los.
Considerações
Ter um cartão de loja pode valer muito a pena de acordo com a condição especial proporcionada por tão cartão. Deve-se avaliar todos os prós e contras antes de solicitar a emissão de um em seu nome.
Cuidado com as ofertas irresistíveis oferecidas, em muitos casos pode conter taxas que você não esteja vendo, leia todas as linhas do contrato de aceite. Veja se está de acordo com o seu planejamento financeiro familiar.
Caso não esteja utilizando o cartão e pagando apenas a anuidade, considere ligar na loja para negociar ou então cancele o cartão. Todo e qualquer dinheiro que possa ter a mais no bolso, é de grande valia.
Publicado em: 9 de outubro de 2023

Matheus Castro
Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.