Maquininhas para receber pagamentos em cartão e suas taxas

Maquininhas para receber pagamentos em cartão e suas taxas

Ter uma maquininha para receber os pagamentos de seus clientes é mais do que essencial nos dias atuais. Afinal, com a quantidade de cartões que existem hoje, se tornou muito mais cômodo para os clientes utilizarem o cartão ao invés de sacar dinheiro.

Mas antes de solicitar a sua maquininha, alguns pontos devem ser considerados para poder tirar maior proveito da função e ajudar o seu negócio crescer. Sem receber pagamentos por meio de cartão de crédito em seu estabelecimento, pode acarretar na perca de muitos clientes.

Anúncios

Mas como funciona o recebimento em valores através da maquininha? É isso que vamos explicar aqui nesse artigo, tarefas como comparar taxas, prazos de recebimento e até mesmo o suporte pela empresa que a fornece.

Alguns detalhes como taxas de transações e prazo de recebimento podem fazer total diferença na operação do seu empreendimento. Visto que, taxas podem diminuir o valor total recebido e prazo de recebimento pode onerar o seu fluxo de caixa, vamos nos aprofundar mais.

Taxas

Um dos principais itens a ser analisado ao solicitar a maquininha de cartão de crédito, é a taxa que a mesma possui. Taxa essa que incidirá em cima de qualquer transação, seja ela a débito, crédito à vista ou parcelado.

Considerando a grande maioria das maquininhas, a média das taxas está em 4,99% para compras no crédito e 1,99% para compras no débito. Esse é um percentual que te dará um norte para solicitar a sua.

Mas não se deixe levar apenas por uma taxa boa, outros pontos que mencionaremos na sequência também devem ser levados em conta. Pontos esse como prazo de recebimento, possibilidades de antecipação e suporte ao cliente.

Prazo de recebimento

O prazo de recebimento das maquininhas também deve ser levado em consideração, é um dos pontos principais juntamente com as taxas. Se você possuir um prazo de recebimento muito grande pra receber as suas vendas, pode atrapalhar o seu fluxo de caixa.

Quanto maior for a antecipação do valor que está recebendo, mais alta também será a taxa sobre a venda realizada. Tarifa maior em cima de antecipação é uma prática comum das instituições financeiras, isso porque o banco leva até 30 dias para descontar do consumidor.

Analise como está o seu fluxo de caixa no momento, veja como está o pagamento juntamente com os seus fornecedores. A depender do volume de transações, vale a pena ter uma boa parcela com antecipação para receber o dinheiro na hora.

Suporte

Em casos de eventuais problemas que precisar de atendimento por parte da instituição, considere avaliar o suporte que ela presta aos seus clientes. Você pode pesquisar em sites como Reclame Aqui, ver a reputação da empresa no próprio Google ou então buscar referências de conhecidos que usam mesmo serviço.

Se frustrar com atendimento prestado por qualquer empresa é uma das principais causas em que o cliente muda para o concorrente. E como falamos de dinheiro, melhor optar por uma instituição que além de fornecer boas taxas e bom prazo de recebimento, tenha também um excelente suporte.

Também considere casos em que precisar de ajuda para configurar a maquininha ou então ter melhor entendimento sobre serviços contratados, ligue para o suporte. Pedir ajuda para entender melhor o funcionamento nunca é demais, afinal, com instruções de uso você pode desfrutar do máximo desempenho de qualquer produto.

Publicado em: 17 de agosto de 2023

Matheus Castro

Matheus Castro

Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.