Escolher a conta digital adequada para o seu micro empreendimento pode ser uma tarefa complicada, no entanto, separamos alguns detalhes que ajudarão com a decisão.
Optar por uma boa conta digital irá facilitar a gestão financeira de sua empresa. Ao decidir abrir uma conta para a sua empresa, tenha em mente que estará fazendo profissionalizando ainda mais o seu negócio.
Anúncios
De início, você pode não precisar de muitas ferramentas dentro do ambiente financeiro, mas logo que seu negócio começa a crescer precisará de ferramentas. Ferramentas essas que auxiliarão na gestão do seu negócio, como contabilidade, marketing, organização de custos, etc.
A conta digital para micro empreendedores é de fácil acesso devido à facilidade de abertura e ausência de burocracias que costuma ter nos bancos tradicionais. Normalmente os empreendedores buscam por facilidades e redução de custos no seu início, geralmente bancos tradicionais possuem taxas de manutenção e toda economia é relevante.
Principais vantagens
As contas digitais tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, proporcionam extrema facilidade ao cliente no momento da abertura. Fazendo assim com que haja um ganho gigantesco de tempo ao evitar o deslocamento até qualquer agência.
Além da facilidade de abertura, as contas digitais fornecem simplicidade para fazer o gerenciamento financeiro de sua empresa, por si só é um grande diferencial. Também proporciona grandes economias com taxas de manutenção e tarifas sobre quaisquer transações que sejam efetuadas.
Você pode fazer com tranquilidade a emissão de pagamentos e cobranças. Outro ponto positivo é que se precisar de algo ainda pode contar com o suporte customizado em vários canais, tudo sem ter que ir até uma agência para resolver.
Qual é a conta ideal para escolher?
Faça comparativos entre as contas bancárias para ver qual lhe atenderá melhor. Alguns bancos oferecem soluções exclusivas de conta digital para micro empreendedores, o que pode ser um grande diferencial em termos de suporte.
Compare também taxas e tributos, ainda que a maioria das instituições ofereça conta com taxa zero, algumas ainda cobram a taxa de manutenção. Apesar da maioria não ter taxas de manutenção, existem algumas transações que se você exceder o limite pode ocasionar em tarifas também, portanto, atenção.
Compare também as possibilidades de emissão de pagamentos e boletos de cobrança. Como falamos anteriormente, algumas instituições cobram pela quantidade excedente. Dependendo do tamanho da sua operação, pode não ser um bom negócio estar limitado e sujeito a tarifas.
Segurança
Duvidar da capacidade de segurança das contas digitais é comum para todos que estão acostumado com as contas de bancos tradicionais. Devido a popularização recente das contas digitais, ainda é bastante desconhecido por muitas pessoas, principalmente as do grupo mais velho.
Vale lembrar que, da mesma forma que os bancos tradicionais são regulamentados pelo Banco Central do Brasil, os bancos digitais também são. E isso vale para contas de pessoas físicas e jurídicas também. Portanto, nesse quesito pode-se e deve ficar tranquilo.
Todos os bancos devem seguir à uma série de regulamentações impostas pelo Banco Central e todos eles são auditados para ver se estão cumprindo fidedignamente. Logo, as medidas de segurança que você como cliente deve adotar são as mesmas para uma conta de pessoa física, por exemplo. Compare o atendimento dentre as instituições também para em casos de eventual problema, evitar decepções.
Publicado em: 21 de agosto de 2023

Matheus Castro
Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.