Quando investir em ações

Quando investir em ações

Anúncios

O investimento em ações está acessível para todos através das corretoras independentes ou corretoras do banco no qual possui conta. Mas, você já sabe como investir em ações?

Por se tratar de investimentos do tipo renda variável, há possibilidades de que esse dinheiro investido diminua de valor com as oscilações de mercado. Você estaria preparado para lidar com essas flutuações de valor que afetam o seu patrimônio?

De antemão, a primeira coisa a se fazer é avaliar o seu perfil de investidor e verificar se está de acordo para investir em ações. O perfil de investidor explicamos em outro artigo como funciona e para que serve.

Para se iniciar com ações, a corretora na qual você possui investimentos exige um perfil que seja no mínimo moderado para poder comprar e vender. O número de pessoas investindo em bolsa de valores aumenta a cada dia que passa, isso graças a educação financeira que grandes influenciadores estão propagando.

Mas o que é investir em ações?

De forma simples para facilitar o entendimento, quando você investe em ações, você está comprando um pedaço daquela empresa, uma pequena fração. Essa fração o tornará acionista da empresa e estará apto a receber distribuições de lucro caso tenha.

Em linhas gerais, é a mesma coisa que você se tornar sócio de uma empresa. Como o valor patrimonial dessas empresas giram na casa de milhões e até mesmo bilhões de reais, ainda que invista muito dinheiro, será uma fração do todo.

Para se tornar dono de uma fração de uma empresa da qual gosta ou então acredita que irá distribuir bons lucros no futuro, você precisa comprar esse pedaço através de uma corretora. Após realizar a sua compra, você pode aumentar o patrimônio com distribuição de lucros ou valorização da cota.

O que devo estudar para investir em ações?

Primeiro estude os riscos que uma ação pode trazer para a sua carteira de investimentos, as oscilações podem aumentar o seu patrimônio, mas também diminuir. Então estude essas oscilações para entender como funciona e o que poderá causar no seu capital investido.

Estude também o quanto você tem de aversão ao risco. Ao ver o seu dinheiro menor do que o que aportou na corretora pode lhe fazer se livrar de bons investimentos. Isso normalmente estará de acordo com o seu perfil de investidor.

Estude também empresas que gosta, empresas que possui consumo com frequência por sua parte, empresas que goste da forma de atuação no mercado. Além do mais, é bom verificar o quão sólida é uma empresa e como está a sua distribuição de lucros, afinal, você se tornará um pequeno sócio dessa empresa.

Momento para investir

Não é recomendado começar a investir em ações antes de ter a sua reserva de emergência formada. Falamos aqui sobre isso em diversos artigos, afinal, a reserva de emergência é o que te dará segurança para realizar investimentos de maior risco.

Então o ideal é, após ter concluído a sua reserva de emergência e mais alguns outros investimentos de renda fixa, aí começar com ações. Como o próprio nome menciona, é renda variável, então o valor seu patrimônio também pode oscilar para baixo.

Após ter uma boa quantia investida em renda fixa, inicie com a compra de ações de empresas da qual já conhece há um bom tempo. Bancos também é outro tipo de empresa com bastante solidez para se investir. Comece com ações mais estáveis para sentir o mercado.

Benefícios das ações

Bem como as ações podem fazer o seu patrimônio diminuir de valor com as oscilações de mercado, elas também podem trazer excelentes ganhos. Não estamos falando de ganhos no mesmo dia, mesma semana ou até dentro do mesmo mês.

Pensando sempre no longo prazo, essa ação que comprou para sentir o mercado pode lhe pagar bons lucros no futuro, ou então valorizar. Quando falamos de valorização da ação significa que ela está sendo vendida por um preço mais comparado quando comprou no passado.

Os ganhos das ações podem ser muito maiores que os de renda fixa e é por isso que possuem mais riscos. É uma relação que está diretamente ligada, quanto maior o risco, maior é a possibilidade de ganhos.

Estude a si próprio, veja seu comportamento diante de situações ruins. Isso irá te dar um norte de como será sua reação com as oscilações de mercado. Tente segurar a ansiedade e trace metas para os seus investimentos em ações.

Publicado em: 14 de setembro de 2023

Matheus Castro

Matheus Castro

Matheus Castro é formado em Finanças, Investimentos e Banking e possui vários anos de atuação no mercado financeiro. Uniu suas duas paixões, finanças e internet e decidiu compartilhar seu conteúdo de forma online para ajudar mais pessoas. Hoje Matheus atua como proprietário de uma financeira e como redator web no site Blog Finanças.